16 Coisas para fazer em 2016

Em 08.02.2016   Categoria: Pessoal

Falei no post de Metas para 2016 que depois eu escreveria algo mais detalhado sobre minhas expectativas desse ano e aqui está. Seguindo o mesmo estilo do post que fiz ano passado com 15 coisas para 2015, separei 16 para esse ano.

16coisaspara2016
Imagem via: Dinheirama

Na última conversa com a minha psicóloga no ano passado, eu li o post do começo do ano para fazer o balanço do que consegui cumprir e o que não – e ela me ensinou a como definir melhor os objetivos a fim de cumpri-los mais facilmente. Então, aí vai:

1. Emagrecer ou: Chegar aos 70kg

Eu já comecei o ano bem por ter emagrecido 5kg nos 17 dias que passei no SPA, mas não posso desanimar agora que estou “aqui fora” e as coisas ficam mais difíceis. Ainda tenho ideia de voltar com o projeto “Menos 26 aos 26” e para isso trabalharei com a minha psicóloga, seguirei a dieta da nutricionista do SPA e ficarei mais ativa no outro blog, o Não Vale Desistir.

maca
Imagem via: Pexels

Definindo bem o objetivo: Emagrecer 75g por dia útil!

2. Voltar à academia ou: Fazer exercícios 4 vezes por semana

Voltar à academia é algo muito vago, então estipulei fazer exercícios pelo menos 4 vezes por semana (se der mais, ótimo! Só não pode ser menos), seja na academia, na rua, em casa, no Xbox Kinect (aka Just Dance), trocando o elevador pela escada ou numa festa… O importante é se mexer pro objetivo 1 também ser concluído!

amarrandotenis
Imagem via: Pexels

Definindo bem o objetivo: Deixar as desculpas de lado e se exercitar nem que seja subindo a escada do prédio!

3. Não tomar refrigerante ou: Completar mais um ano sem refrigerante

Não foi nada fácil e eu juro que não acreditava que ia conseguir concluir essa meta! Consegui ficar 1 ano sem refrigerante e me fez muito bem. Não que eu tenha necessariamente emagrecido, mas com certeza fiz menos mal ao meu corpo do que poderia ter feito se ainda estivesse tomando… Continuo sem tomar e quero tentar completar 2 anos sem esse veneno!

refrigerante
Imagem via: Pexels

Definindo bem o objetivo: Não tomar refrigerante até (ou além) o dia 1º de Janeiro de 2017.

 

4. Alimentar a poupança ou: Guardar um pouco de dinheiro todo mês

A meta do ano passado foi não retirar nada da poupança, mas não consegui cumprir. Vou mudar para guardar dinheiro todo mês (colocando na poupança). Emergências acontecem ou contas mal feitas também, então fica complicado estipular não retirar dinheiro, já que pode acontecer (e foi o que aconteceu, né). Guardar um pouquinho do salário todo mês não vai me matar e, caso eu precise retirar por algum motivo, não farei com tanto peso na consciência – desde que continue guardando um pouco mesmo depois de retirar!

cofrinho
Imagem via: Pexels

Definindo bem o objetivo: Depositar pelo menos R$200,00 por mês na poupança.

5. Gravar mais vídeos para o blog ou: Postar 1 vídeo por bimestre no blog

O problema de ter escrito “gravar mais vídeos para o blog” no ano passado foi que eu realmente gravei mais vídeos, mas acontece que eu não postei nenhum deles. Faz tempo que eu quero tentar manter uma rotina de atualização do canal do blog, mas não é fácil… Ainda mais quando eu gravo 3, 4 vídeos de uma vez e acabo não editando logo – eles ficam velhos e a preguiça fica cada vez maior.

videos
Imagem via: Pexels

Definindo bem o objetivo: Gravar E postar os vídeos no blog pelo menos 1 vez a cada 2 meses.

6. Viajar com o Gui ou: Viajar para Monte Verde e Foz do Iguaçu somente eu e o Gui

Viajei com o Gui ano passado diversas vezes, mas nenhuma vez só nós dois porque não defini bem isso hahaha Acrescentei agora também os destinos, para focarmos nisso e conseguirmos cumprir esse ano. Eu não sei se é a mesma vontade dele (Monte Verde sim, Foz já não sei), mas é a minha hahaha e eu quero conhecer Foz ao lado dele! Monte Verde é uma cidade que eu amo e quero muito apresenta-la a ele. Tentamos ano passado e acabamos enrolando demais e chegou o calor (lá tem que ser no frio, não tem jeito!), mas agora temos que ir.

fozdoiguacu
Imagem via: StockSnap

Definindo bem o objetivo: Planejar de ir para Monte Verde no frio e pesquisar (ir) a (na) melhor época para conhecer Foz.

7. Me cadastrar para doar medula óssea ou: Me cadastrar para doar medula óssea até Junho

Quando se colocam prazos, a chance de cumprir um objetivo aumenta em 50%*. Faz muito tempo que eu quero me cadastrar para doar a médula e acabo enrolando porque tem que ir lá na Santa Casa fazer isso, mas desse meio de ano não passa! Já perdi um conhecido por causa dessa doença maldita e nunca se sabe se minha medula poderia ser compatível e… Bem, é isso aí.

medulaossea
Imagem via: Lig

Definindo bem o objetivo: Pedir um dia do trabalho para ir à Santa Casa me cadastrar para doar medula.

*Estimativa baseada em estudos de chute.

8. Comprar nova armação do óculos ou: Trocar as lentes do óculos atual, fazer uma nova e um óculos de sol

Eu tinha um impedimento que era voltar ao oftalmologista para ver se meu grau havia mudado. Bem, fiz isso em Dezembro e aumentou 0,25, então agora além de comprar uma nova armação, tenho que corrigir minhas lentes atuais. Para aproveitar a deixa, preciso também mandar fazer um óculos de sol com grau porque anda sendo bem complicado usar um “normal”, seja para dirigir ou caminhar/correr na rua – me dá muita dor de cabeça.

oculos
Imagem via: Pexels

Definindo bem o objetivo: Trocar as lentes, fazer nova armação e óculos de sol com grau até Junho.

9. Resenhar todos os livros que li ou: Resenhar todos os livros anotados na Estante como lidos

Tenho aquela péssima mania de começar um livro assim que termino outro e acabo sempre deixando algum deles sem resenha no blog. O resultado disso é que muito tempo se passa e eu não consigo resenhar direito. Antes de continuar resenhando os que estou lendo, preciso resenhar os que já li (ou intercalar uma com outra).

livrosresenha
Imagem via: StockSnap

Definindo bem o objetivo: Resenhar todos os livros lidos até Julho.

10. Assistir Capitão America: Guerra Civil ou: Assistir Capitão America: Guerra Civil nos cinemas

É um objetivo meio fútil, mas é que eu cansei de esperar as pessoas pra poder ir ao cinema comigo – aí eu acabo sempre perdendo os filmes em cartaz e tenho que me contentar baixando da internet ou esperando sair em DVD/na TV. O novo filme do Capitão America é um que eu não vou deixar isso acontecer e eu irei sozinha ao cinema se necessário!

capitaoamerica
Imagem via: Screen Crush

Definindo bem o objetivo: Assistir Capitão America na semana de estreia no cinema.

11. Dormir cedo ou: Dormir antes das 23h

Recomendações médicas que devo dormir antes das 23 horas e eu tenho conseguido cumprir razoavelmente. Isso se dá por conta do meu penúltimo exame de cortisol, que deu muito alto e é um risco pra saúde. Segundo meu médico, dormir cedo melhorar em 100% esses níveis, então farei esse esforço, né?! Existem algumas exceções, mas não quero torná-las muito frequentes.

dormircedo
Imagem via: StockSnap

Definindo bem o objetivo: Deitar 22h30 para pegar no sono até as 23h sempre que possível (exceções: festas, trabalhos da pós e emergências).

12. Doar roupas ou: Separar e doar todas as roupas necessárias 2 vezes no ano

Com a reforma no apartamento da minha mãe que começou ano passado, consegui separar algumas roupas para doar, mas ainda não é o suficiente. Tenho bastante coisa na casa do meu pai também e, a cada dia que eu passo procurando roupas para usar no meio de tantas imprestáveis, fico com raiva de mim mesma por ainda não tê-las tirado de lá. Quero doar tudo que for necessário até Julho e depois mais uma vez no final do ano (quando provavelmente terei emagrecido e será hora de renovar o armário haha).

roupas
Imagem via: StockSnap

Definindo bem o objetivo: Separar as roupas na última gaveta do armário e juntar tudo até Julho e depois em Dezembro.

13. Aprender a coreografia de Bang ou: Aprender a coreografia oficial de Bang da Anitta

HAHAHA PODEM RIR, EU DEIXO! Acontece que desde que deixei meu preconceito com a Anitta de lado, estou viciada nessa música. No SPA tinha uma menina que sabia mais ou menos a coreografia e tentou me ensinar, mas ainda falta muita coisa. Quero aprender por aprender, mas quero! Sem contar que é um exercício a mais pra lista, né?

Definindo bem o objetivo: Tentar ensaiar todos os dias para pegar a coreografia inteira.

14. Diminuir a pilha de leitura ou: Ler pelo menos 24 livros

Eu ia colocar 52 livros, mas eu acho que não consigo… 24 livros é uma meta boa e deveria ser cumprida sem dificuldades de minha parte, mas por conta da pós, o TCC e etc, talvez seja um pouco arriscado. De qualquer forma, preciso diminuir urgentemente minha pequena pilha de livros não lidos. Comecei o ano já lendo 4, então se continuar nesse ritmo me sairei bem!

pilhadelivros
Imagem via: Pexels

Definindo bem o objetivo: Ler 2 livros por mês ou 1 livro a cada 15 dias!

15. Me inscrever em uma corrida de rua noturna ou: Participar da Night Run Twist ou da Night Run

Ano passado meu objetivo foi participar de uma corrida de rua e no final das contas acabei participando de 3! Claro que não corri de fato, mas só de participar foi sensacional! Esse ano quero tentar ir um pouquinho mais rápido e participar de mais algumas, mas o objetivo será me inscrever em alguma das corridas noturnas que conheço – ou a Night Run Twist no ABC (já esgotada para São Caetano e nem vi!) ou para a Night Run em SP.

corridanoturna
Imagem via: Running Like a Girl

Definindo bem o objetivo: Participar de uma corrida noturna (Night Run Twist ou Night Run SP).

16. Fazer a Happiness Jar ou: Fazer e alimentar a Happiness Jar

Estou atrasada, mas mesmo assim quero fazer esse ano. Pra quem não conhece, The Happiness Jar é um potinho da felicidade em que você, todos os dias (ou quando lembrar), escreve algo de bom que aconteceu e coloca dentro dele. Vale um elogio, algum objetivo cumprido, uma promoção no trabalho, uma música nova e boa que te fez bem, etc. Era para iniciar no 1º dia do ano, mas nunca é tarde demais para ser feliz (oh, que lindo haha), né?

Happiness jar
Imagem via: Jo Bendle

Definindo bem o objetivo: Escolher um pote para fazer a Jar e escrever todos os dias ou quando acontecer algo bom (anotar no celular para não esquecer!).

Olha, não foi nada fácil escolher 16 coisas, mas aí estão! Espero que dessa vez os objetivos estejam melhor definidos e que eu consiga cumpri-los! E você, já montaram os objetivos de vocês? Conseguiram identificar a diferença entre simplesmente falar o que vai fazer e definir bem, com prazos e etc? Ajuda muito, né? Boa sorte pra nós! HAHA