5 Dicas para começar a ler em inglês

Em 24.08.2015   Categoria: Dicas

Quando tive a ideia de começar a usar minha segunda língua para fazer algo que eu considerava um grande hobby, senti que poderia ter alguma dificuldade e não tive quem me ajudasse de alguma forma, me dando algum tipo de dica, portanto precisei aprender sozinha. Hoje, entretanto, já tenho tanta facilidade que se tornou algo normal pra mim.

dicas para começar a ler em inglês

Foi por isso que, pensando no que eu passei, resolvi colocar essas 5 (cinco) dicas que eu acabei criando depois de ter aprendido que não é assim tão complicado usar o inglês para ler algum livro. Basta ter paciência, esquecer a tradução, procurar um lugar calmo e se entregar à leitura.

Se depois de tudo isso você ainda tiver alguma dificuldade, pode falar aqui nos comentários que farei questão de tentar ajudar de algum jeito. Vamos lá? Aulinha com Tia Babi!

1. Não se importe com tradução!

Comecei a ler em inglês com 16 anos e não sabia o que me aguardava. Eu pensava que já conhecia todas as palavras e acabei por descobrir que eu ainda tinha muito o que aprender. Mesmo assim, durante as mais de 700 páginas de Harry Potter and the Deathly Hallows, não procurei o dicionário para me auxiliar. As palavras podem ser entendidas de acordo com o contexto e, acreditem, interpretar não é tão complicado, você só precisa prestar atenção. Lembrando também que há muitas expressões e gírias em inglês que não conseguimos entender se procurarmos palavra pro palavra. Caso você encontre algo assim, dê uma olhada do Urban Dicitionary (isso pode!).

dicas para começar a ler em inglês

2. Não queira terminar um livro na língua inglesa com a mesma rapidez que você termina um livro em português.

Querendo ou não, para um brasileiro que tem como língua nativa o português, é bem mais fácil interpretar nesta do que em inglês. Portanto não corra com a leitura se você não tiver certeza do que está lendo. Se (SE) precisar, recorra a um dicionário, mas faça isso apenas se não conseguir realmente entender (mas prefira os dicionários inglês/inglês, não aqueles com tradução, ok?). É bem melhor terminar um livro e saber que entendeu o que ele quis contar do que terminar e ficar imaginando como é a história.

dicas para ler em inglês

3. Pare a leitura se você não se sente preparado!

Quando comecei a ler em inglês, estava começando o meu último semestre do curso e me sentia extremamente preparada. Li a primeira página umas 5 vezes, mas depois não precisei reler trechos para compreender o texto. Se você percebe que não está conseguindo entender o que o livro quer dizer, aguarde mais um pouco, volte pro seu cursinho, termine mais uma etapa dele e depois disso, volte a ler.

dicas para ler em inglês

4. Escolha um lugar calmo.

Costumo ler ouvindo música, mas se eu estou lendo um livro em inglês, não posso escutar um cantor ou banda que cantem neste idioma. O problema, pra mim, é misturar o que estou lendo com o que estou escutando. Leio livros em português escutando músicas em inglês, mas não consigo ler em inglês escutando músicas no português porque sou tão acostumada ao nosso idioma que me pego cantando as músicas e parando de ler. Portanto, se você é como eu, procure um lugar mais calmo e se esqueça da música. Se você não tem confiança em si mesmo, esqueça qualquer barulho e se concentre apenas no que você vai ler.

dicas para ler em inglês

5. Lembre-se que você não conseguirá se não se esforçar.

Não adianta você querer ler em inglês se não conhece nada da língua, se nunca fez um curso ou se nunca estudou por conta própria. Você precisa se esforçar para conseguir entender o que lê. Esforce-se. Aceite essas dicas, procure um lugar calmo e sem barulhos, abra seu livro e concentre-se unicamente na leitura. Deixe o dicionário ao lado, mas utilize-o apenas em casos extremos. Tente entender todas as frases pelo contexto. Tente entender o parágrafo pelo contexto… No final você estará entendendo todos os capítulos sem precisar procurar por nenhuma palavra no dicionário. Confie em si mesmo!

dicas para ler em inglês

Se você ainda tiver alguma dúvida, deixe a pergunta nos comentários que tentarei responder. ;)


  • Helô

    Em 24.08.2015

    adorei as dicas :)
    Tem um tempinho que não pego um livro em inglês pra ler, seu post me animou… ainda mais que ganhei uma edição gringa de Alice no País das maravilhas e ainda nem abri!
    Agora fiquei chocada com você conseguir ler escutando música, ainda que seja livro em português! Hahahahaha, jamais conseguiria, eu confundo, começo a cantar junto.. XD

    [Responder]

    Babi Lorentz:

    Ei, Helô! Que bom que gostou das dicas. Que bom que de certa forma acabei te ajudando a tomar coragem pra ler esse livro então.
    Olha, eu não conseguia fazer nada com música, mas quando comecei a faculdade de letras, estudava em outra cidade e passava muito tempo dentro do ônibus todos os dias, então o tempo que eu tinha pra ler alguma coisa era lá. O problema era o barulho do pessoal dentro do ônibus, fazendo toda aquela bagunça e me atrapalhando, então comecei a colocar música pra escutar. Acabei acostumando. A música meio que se tornou algo pra esconder um barulho muito pior, então meu cérebro já não assimilava mais, entende? Tive que fazer uma força pra conseguir… Hoje já é muito mais fácil.
    Beijo!

    [Responder]

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Seleção de Livros! Clique e confira.