Eu vou: Bienal do livro 2014 em São Paulo!

Em 15.08.2014   Categoria: Dicas, Random

Eu sei que eu demorei para falar sobre a Bienal do livro, mas não queria contar muita vantagem antes de ter certeza que eu iria. Enfim, está totalmente certo que estarei por lá nos dias 23 e 24 de Agosto e resolvi postar aqui sobre o que estou pensando em fazer, quem encontrar e dar algumas dicas para vocês (afinal, essa será minha 4ª bienal de São Paulo).

bienal2014

A bienal começa no dia 22 de Agosto, mas, como é sexta feira, podemos dizer que a “inauguração” ocorre efetivamente no primeiro sábado, dia 23.
No dia 23 de Agosto, assim, logo de cara, já vamos contar com a presença de autores internacionais: Cassandra Clare, Jeff Lindsay, Harlan Coben e Kiera Cass.

Sim, dia 23 será O C-A-O-S, mas eu estarei lá no meio! Quero pegar um autógrafo com o tio Coben, mas sei que será praticamente impossível, então vou mais para encontrar o pessoal mesmo (mas vou tentar!).

No domingo teremos a presença de Hugo Howey e da Cassandra Clare de novo, além de vários autores nacionais. Para visualizar a lista quase completa, acesse o site da Bienal.

Durante toda a exposição ocorrem diversas palestras, sessões de autógrafos dentro dos estandes das editoras e encontros preparados pelos próprios escritores e editoras e também de visitantes. Dê sempre olhada na internet sobre o que acontecerá nos dias que você puder ir para conhecer pessoas novas e autores também!

 

Sobre comprar livros na bienal:

Eu sempre compro livros na bienal, mas só os que valem a pena ou os que eu quero muito. Como assim? Todos os estandes terão placas de promoção e quando você for até lá e ver aquele livro que você sempre quis com o anúncio de promoção, já vai querer pegar e ir direto para o caixa… Mas espere um pouco porque não é bem assim! Muitas vezes as promoções da bienal são boas, claro, mas nem sempre são as melhores.
O que eu faço? Monto uma lista no Excel com todos os títulos que estou querendo ler e faço uma breve busca no Buscapé (ou diretamente nas lojas virtuais) para anotar a média de preços e colocar na lista. Chegando lá, comparo os valores e, o que estiver valendo a pena, vai pra sacola. Essa é uma dica que não vale apenas para a bienal, mas para qualquer tipo de compra/produto: sempre compare os preços em mais de dois lugares antes de comprar.

Sobre comidinhas:

Sempre leve algo para comer. Além de você provavelmente querer passar o dia todo lá dentro, não vai querer pegar a fila da praça de alimentação e muito menos pagar o absurdo que eles cobram. Na última bienal, eu e a Babi fizemos compras no mercado um dia antes e fomos super abastecidas, só precisando comprar algo para beber (muito gelado, por favor!).

Sobre o que vestir:

Vá com uma roupa muito confortável.
Eu sempre prefiro me sentir confortável com o que estou vestindo do que em ser escolhida a mais bem vestida do local hahaha-ha never. De verdade, eu pego voos com Crocs, então imagine só! Você não precisa ir relaxada, porque você vai tirar muita foto <3 mas de nada adianta querer se produzir toda, usar salto alto e aquela blusinha tomara-que-caia se você não vai aguentar passar metade do dia assim (meninos, as roupas de vocês sempre são confortáveis, então nem sei o que falar rs). Sério, vá muito preparado para cansar seus pés e pernas (e costas/braços dependendo da quantidade de livro que você for comprar) - e para passar calor também. Se estiver frio no dia, não se vista como se fosse passar o dia em um parque, leve apenas uma blusa para usar do lado de fora (para ir/voltar) e vá de camiseta/algo curto para ficar lá dentro, porque você vai passar muito calor.

Sobre transporte:

Sei que São Paulo recebe gente de todo lugar durante a Bienal e muitas pessoas não têm a menor ideia de como ir até lá.
Como eu moro na cidade vizinha, pra mim o jeito mais fácil é ir ou de carro ou deixar o carro em alguma estação de metrô e ir até o ponto de encontro onde a própria organização do evento reserva ônibus para levar os visitantes até o pavilhão.
Se você está hospedado em algum hotel próximo a um metrô ou não tão longe assim de um, prefira essa opção de transporte porque você chegará mais rápido e tranquilo, sem se preocupar com estacionamento ou pagar muito caro por um táxi.
Se você for se hospedar próximo ao pavilhão, procure saber o preço dos táxis ou procure uma linha de ônibus.

Importante: como toda cidade grande hoje em dia, tome muito cuidado nos caminhos, tente não andar sozinho e não vacile: não ande com o celular na mão, com muito dinheiro e etc. Conselhos de mãe/vó: e leve um casaco.

Sobre as editoras:

A maioria das editoras comparecem à bienal por conta do tamanho do evento, seja para divulgar novos livros e autores, para relançar livros já publicados ou para chamar cada vez mais leitores para as publicações delas.
Pegue um mapa na entrada da bienal para poder montar um mini-roteiro do seu dia para visitar suas editoras favoritas. Fique atento aos horários “especiais” também, muitas editoras levam autores para autografarem seus livros, contar histórias e etc.

Os estandes que eu com certeza visitarei serão os da Editora Biruta, Intrínseca, Rocco, Galera, Novo Conceito e Arqueiro.

Informações Gerais da Bienal:

Quando: De 22 a 31 de Agosto de 2014
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – SP (Pavilhão de Exposições do Anhembi)
Horários: 2ª-6ª: das 9h às 22h / Finais de semana: das 10h às 22h / 31 de Agosto*: das 10h às 21h

Para comprar seu ingresso antecipadamente, acesse o site da Tickets for Fun.

Espero encontrar muitos de vocês por lá, de verdade <3


  • Flavinha

    Em 15.08.2014

    Oi Juh!

    Também vai ser minha 4ª Bienal, mas vou dia 30. Vai ser o inferno na terra por ser o último findi, mas adoro essa muvuca. Também tenho o hábito de pesquisar os preços antes de ir, pra ver se vale a pena mesmo comprar. Não vejo a hora :)

    Beijocas!

    [Responder]

    Juh Claro:

    Eu vou ~tentar~ ir dia 31 porque sempre tem promoções boas, mas como a maioria das minhas amigas vão no primeiro final de semana, resolvi focar nele haha Que pena que não vamos nos trombar :(

    Mas aproveite muito!
    Beijo.

    [Responder]

  • Babi Lorentz

    Em 15.08.2014

    Nossa segunda Bienal juntas, olha que coisa boa!
    Finalmente vamos poder matar a saudade e passar horas olhando pras coisas que acabaram por ser um pouco responsáveis pela nossa linda amizade <3 (Tô emotiva hoje).
    Tô contando os dias pra poder começar logo essa feira e rever todo mundo e conhecer outras pessoas. A Bienal faz isso com a gente, como pode?
    Beijos <3

    [Responder]

    Juh Claro:

    Ai, sua linda, eu também não vejo a hora, to super ansiosa!
    Adoro tanto esse evento e confesso que é mais por causa das pessoas do que pelos livros haha
    Beijo <3

    [Responder]

  • Bia Lourenço

    Em 15.08.2014

    Se eu te falar que to com um post parecidíssmo programado você acredita? hahaha

    [Responder]

    Juh Claro:

    Claro que acredito! hahaha

    [Responder]

  • Patty

    Em 15.08.2014

    Nossa, eu nunca fui na Bienal, acredita? Minha primeira vez, rs. Vou no dia 23 e no dia 30, por enquanto. Tava pensando em ir no dia 24 também mas como não arranjei companhia to deixando em aberto :P
    Adorei suas dicas, Juh! Espero que a gente se encontre por lá!

    Beijocas

    [Responder]

    Juh Claro:

    Nunca foi? Nem com a escola? :O hahaha
    Vamos nos esbarrar sim! <3

    [Responder]

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Seleção de Livros! Clique e confira.