Dica: “The Voice”

Em 17.02.2012   Categoria: TV

“Dica” é um meme em que escolho uma série, filme, livro ou qualquer outra coisa que eu gosto para comentar aqui no blog.

Realities musicais são mais do que conhecidos por todo o mundo e alguns de grande nome como American Idol e X Factor foram responsáveis por artistas que hoje em dia são famosos e queridos por muitos – outros até revelam pessoas que nem vencedoras foram, mas são tão boas que fazem sucesso. O The Voice tem o mesmo objetivo desses outros programas: encontrar alguém com talento e fazê-lo “famoso”, porém o que mais chama atenção é o processo de escolha/eliminação dos participantes – e é exatamente por isso que eu gosto tanto do programa e quero apresentá-lo a quem não conhece ainda.

thevoice
The Voice é um reality musical à procura d'”A voz” americana.

Com Adam Levine (Maroon 5), Blake Shelton, Cee Lo Green e Christina Aguilera como jurados, eles terão que montar times de 12 participantes para serem mentores ajudando com dicas e escolhendo as músicas corretas para cada voz e aí levar os participantes até a final do programa para um deles se tornar “A voz”.

Passando pelas fases: “Blind Auditions” (audições cegas), “The Battles” (batalhas) e “Live Shows” (shows ao vivo), os artistas tem que surpreender os jurados cada vez mais e contar com a ajuda do público para chegar onde desejam.

Na segunda etapa do programa, o que muda é a quantidade de participantes, mas o objetivo ainda é o mesmo.
 

A diferença do programa está na primeira parte dele, nas audições, que são “cegas”. Ok, os participantes passam por toda uma “pré seleção”, então artista ruim, péssimo, que dá vergonha alheia (Ídolos e American Idol estão cheios desses), não vão chegar lá, somente artistas que não agradem tanto assim os jurados. Mas depois dessa pré seleção, cada um dos participantes se apresenta para uma plateia e para as “costas” dos jurados. Exatamente, os quatro ficam de costas para o palco ouvindo a música – ouvindo a música, não julgando pela aparência ou pela perfomance visual do candidato, somente pela voz – que é o que realmente importa na música, e se eles gostarem do que estão ouvindo, apertam um botão e aí sim viram para assistir o restante da apresentação. Se um jurado apertar o botão, o participante já está dentro do programa, no time desse próprio jurado, que será o mentor dele a partir daquele momento. Se mais de um jurado escolher o participante, está na mão dele escolher para qual time ele quer entrar. HOW AWESOME IS THAT?

 

jurados-thevoice

Adam Levine, Blake Shelton, Cee Lo Green & Christina Aguilera, jurados/mentores do The Voice

Nessa 2ª temporada do programa, cada time será composto por 12 participantes (no do ano passado eram apenas 8), o que nos dá 4 dias de “blind auditions” (adoro!). Se continuar da mesma forma da temporada passada, depois que os times estiverem formados, começamos as batalhas: dois participantes de cada time sobem em um “ringue” para cantarem juntos e no final da apresentação, um deles é eliminado pelo próprio mentor (com a ajudinha de um conselheiro).

Depois de eliminar metade dos participantes, partimos para as apresentações ao vivo – onde os mentores ajudam os participantes de seus times a montarem um verdadeiro espetáculo com cenário, dançarinos (ou não) e etc para surpreender a todos, já que agora entra o voto do público para decidir quem vai para a semifinal e posteriormente para a final. No meio das apresentações ao vivo, cada time monta uma perfomance com todos juntos para animar a plateia.

Nas quartas de final, o público escolhe um dos participantes de cada time e o mentor mais um (isso na edição passada que eram só 4 participantes por time, esse ano não sei se vai aumentar a quantidade de batalhas ou de apresentações ao vivo). Passando 2 de cada time para a semifinal, os votos do público são somados aos votos dos jurados, levando 4 participantes para a final.
Na final cada participante se apresenta duas vezes: sozinho e um dueto com o mentor, deixando as votações nas mãos do público.

Quem ainda não conhece e gosta desse tipo de reality, sugiro correr pra acompanhar – já se passaram 3 blind auditions!

 
O programa vai ao ar todas as segundas, na NBC. Não é transmitido em TV nacional, por isso recomendo darem uma olhada online. Tem também um site super legal que está sempre contando tudo que acontece, episódio por episódio: http://coloca.com.br/thevoice.


  • Biih

    Em 17.02.2012

    Olá Juh,
    Já conhecia o “The Voice”, mas acompanho mais o “The X Factor”.
    Gosto bastante dessa iniciativa de julgar a pessoa pela sua voz ao invés de julgar pela aparência!
    Beijos!

    [Responder]

  • thanny

    Em 17.02.2012

    Achei muito legal esse sistema de seleção! Só vejo comentários positivos sobre essa série nas redes sociais, mas não é do tipo que me faz correr pra baixar. Se passasse em algum canal no Brasil, seria mais fácil de acompanhar.

    Beijos,
    whosthanny.com

    [Responder]