Dica: “Valente”

Em 13.08.2012   Categoria: Filmes

“Dica” é um meme em que escolho uma série, filme, livro ou qualquer outra coisa que eu gosto para comentar aqui no blog.

Faz tempo que não posto algo nesse meme e depois de finalmente assistir Valente, não tem como não trazer essa dica pra vocês.

valente

Dirigido por: Mark Andrews, Brenda Chapman
Roteiro por: Brenda Chapman, Irene Mecchi
Elenco: Kelly Macdonald, Emma Thompson, Kevin McKidd, Billy Connolly, Robbie Coltrane, Julie Walters, John Ratzenberger, Craig Ferguson
Gênero: Animação
Ano: 2012

Sinopse: Desde os tempos antigos, as histórias de batalhas épicas e lendas místicas foram passadas através de gerações pelas montanhosas e misteriosas Terras Altas da Escócia. Em “Valente”, um conto de fadas se une a uma sombria jornada quando a corajosa Merida confronta os seus costumes, o destino e o mais feroz dos animais.

Merida é uma habilidosa e impetuosa arqueira filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor. Determinada a conquistar o seu próprio caminho na vida, Merida desafia um costume antigo e sagrado para os senhores da terra: o grande Lorde MacGuffin, o mal-humorado Lord Macintosh e o briguento Lorde Dingwall.

As ações de Merida inadvertidamente desencadeam o caos e a fúria no reino, e quando ela recorre a uma bruxa velha excêntrica para obter ajuda, a ela é concedido um desejo malfadado. O perigo subsequente força Merida a descobrir o significado da verdadeira bravura, a fim de desfazer a maldição bestial antes que seja tarde demais.
 
 
 

Dessa vez que fui para a Disney, o que mais vi por lá foram coisas ligadas ao tão comentado “Brave”, o novo desenho da Disney/Pixar. Bonecas, fantasias, bichinhos de pelúcia, crianças com a peruca da Merida… Tudo e mais um pouco. É incrível o marketing que fizeram para esse filme. Então imaginam como eu voltei de lá, né? Querendo sair do avião e ir direto pro cinema. Bem, não foi bem assim, fui duas semanas depois que voltei e saí da sala arrependida de não ter tirado uma foto com a Merida ou de ter comprado algo desse desenho maravilhoso.

Valente traz a história de Merida, filha do rei Fergus e da rainha Elinor, esperta e apaixonada por arco e flecha. Destemida, rebelde e uma princesa de atitude, vê sua vida tomando um rumo que ela não gosta nem um pouco quando chega a hora de casar com um dos filhos dos outros reis. Por meio de apresentações dos reis sobre seus próprios filhos, Merida tem que escolher um dos três futuros príncipes para ter a sua mão. Como nenhum a agrada, eles decidem escolher um tipo de prova para eles concorrerem – Merida escolhe o arco e flecha.

valente-desafio-principes

Como ela ouviu sua mãe falando, ela se voluntaria para pedir a própria mão e acaba vencendo a prova do arco e flecha – como já era de se esperar. Elas acabam brigando e Merida resolve fugir. É no meio da floresta que ela encontra as lendárias luzes que levam para o lugar que ela deseja. É nesse tal lugar que ela conhece a velha bruxa e pede para ela fazer um feitiço que mude a sua mãe, para ver se ela consegue ouvir Merida um pouco e deixar de lado essa história toda de casamento.

Mas algo não ocorre como planejado: ao invés de mudar somente o lado psicológico de sua mãe, o feitiço fez com que ela virasse um urso – e segundo a bruxa, se o feitiço não for quebrado logo, a rainha poderá ficar assim para sempre. Além de Merida lidar com esse problema terrível, ela tem que fazer tudo escondido de seu pai, já que ele procura até hoje pelo urso que comeu a sua perna – e se ele colocar os olhos em sua mulher, tudo pode ir por água abaixo.

O que vemos dessa parte até o final do filme, é a relação mãe/filha, que pode ter muitos obstáculos, mas que no final uma precisa da outra – assim como do restante da família, até dos irmãos pirralhos&pentelhos haha

valente-familia

Família mais linda!

No meio de tanta aventura e risadas, temos a coisa mais clássica dos filmes da Disney: choros e nós na garganta, claro! É uma história tocante, emocionante e diferente – é muito legal termos uma heroína (saudade, Mulan!) no estilo de Katniss (desculpa, a comparação é inevitável quando Merida pega em seu arco e flecha) no lugar de princesas indefesas e príncipes valentões.

A parte mais “awn” do filme é quando aparece Merida criança, com os cabelos todos bagunçados e os grandes olhos azuis. Dá vontade de apertar as bochechas (como eu vi em 3D, fiz isso haha).

valente-crianca

Assista ao trailer abaixo e corra para o cinema!
Ah, claro, o curta “La Luna” que passa antes do filme é a coisa mais fofa do mundo! Não cheguem atrasados na sessão haha




  • Steh

    Em 13.08.2012

    To loooouca pra ver T.T

    [Responder]

  • Pai

    Em 13.08.2012

    Nunca via voce escrever!
    Muito bom

    [Responder]

  • Mariana

    Em 13.08.2012

    Só dá esse livro na net. Todo mundo falando dele. Estou loucaaa para ver. *-*
    Vou chamar meu boy para assistir comigo. :))
    Beijocas Jú! :*

    [Responder]