Editora Biruta lança “Formigueiro de Myrakãwéra”

Em 18.09.2013   Categoria: Livros, Parceiros

Mais um lançamento da editora parceira Biruta. Confira mais informações nesse post.

o-formigueiro-de-myrakawera Um local amaldiçoado é explorado por dois jovens índios, que encontrarão algumas criaturas diferentes, como formigas gigantes e mortos-vivos. Trata-se do livro Formigueiro de Myrakãwéra, escrito por Yaguarê Yamã e ilustrado por Uziel Guaynê Oliveira.
O pano de fundo do livro é uma lenda indígena sobre a região que dá nome ao livro. Antes um local sagrado, tornou-se amaldiçoado por um feitiço lançado por um jovem pajé. Myrakãwéra é um local perigoso, e será palco das aventuras dos dois índios. O conhecimento dos mais velhos é uma máxima que dá o tom da narrativa.
A história é instigante e consegue transportar o leitor para uma realidade diferente, em que ele entrará em contato com outros aspectos da cultura brasileira. Tanto o autor quanto o ilustrador descendem de uma das tribos citadas no livro – o povo maraguá – e conseguem reconstruir a lenda de forma envolvente.
As ilustrações criam um diálogo coerente com a história ao fazer referência às cores e formas indígenas. Elas vêm dispostas num projeto gráfico instigante, característico da Editora Biruta. Com o livro, os leitores poderão conhecer essa lenda e, através dos elementos visuais, conhecer um pouco mais da cultura desses povos indígenas.

Sobre o autor: Ozias Gloria de Oliveira Yaguarê Yamã é escritor, ilustrador, professor e líder indígena. É filho do povo maraguá e descendente do povo sateré-mawé. Formou-se em Geografia pela universidade de Santo Amaro – UNISA, em São Paulo, onde lecionou no ensino público e iniciou a carreira de escritor.

Sobre o ilustrador: Uziel Guaynê Oliveira é artista plástico, escultor e ilustrador indígena nascido no Amazonas e filho do povo maraguá. Faz parte do NEArIn, Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas do Brasil. Já ilustrou diversos livros e ministrou aulas de artes no interior do Amazonas.

Informações mais completas no site da editora.