Resenha & Crítica: O Noivo da Minha Melhor Amiga – Emilly Giffin #DLdoTigre

Em 08.04.2014   Categoria: Filmes, Resenhas

O Noivo da Minha Melhor Amiga

Demorei para fazer essa resenha porque a proposta para o mês de Março do Desafio literário do Tigre 2014 era ler um livro que você já tinha assistido o filme. Eu sempre enrolei para assistir O Noivo da Minha Melhor Amiga porque queria ler antes e no final das contas tive que assistir antes de ler e só posso dizer que: nunca mais faço isso! É muito ruim assistir um filme antes de ler o livro, porque quando você pega o livro você fica pulando as partes que viu no filme e a leitura não flui de jeito nenhum.

Não consegui terminar de ler o livro, mas não quero deixar de publicar a resenha (apesar de Março já ter acabado e o prazo também…), porque sei que não vou conseguir lê-lo inteiro. Pulei várias partes, dei uma olhada no final e posso dizer que o filme foi um tanto quanto fiel na medida do possível de uma adaptação cinematográfica com menos tempo de duração do que o livro.

 

O Noivo da Minha Melhor Amiga conta a história de como a melhor amiga (Rachel) da noiva (Darcy) acaba indo para a cama com o noivo (Dex) depois da festa de aniversário de 30 anos que Darcy fez para Rachel. Pronto, já foi dado logo nas primeiras páginas (minutos) sobre o que a história vai se tratar: a menina santinha que acaba se apaixonando pelo noivo da melhor amiga, mesmo sendo madrinha de casamento deles. Só que não é bem assim… No livro mostra muito mais do que no filme (que, aproveitando, os flashbacks do filme foram terríveis! Super mal feitos) tudo o que Darcy já aprontou com Rachel. Ela era uma garotinha má e daquelas amigas de colégio que aparece nesses filmes de adolescentes (Meninas Malvadas) que não são exatamente quem aparentam ser e fazem da amiga uma submissa, que não se importa porque mesmo assim ainda “gosta da companhia dela”.

Acontece que Darcy sempre teve tudo e, mesmo que não tivesse, se Rachel quisesse, ela ia correr atrás para ter antes dela. Foi assim com a faculdade, com os namorados, com as roupas… Tudo. Rachel só era boazinha cega demais para perceber esse lado da amiga. Já a questão do Dex é que eles estudavam Direito juntos e, apesar da quedinha de Rachel por ele, ela não se achava boa o suficiente para um cara tão lindo como ele – portanto, tem a grande ideia de apresentá-lo a Darcy, já que ela é linda e perfeita para alguém como ele.

Já deu para entender que ela acaba se arrependendo de ter apresentado os dois e percebeu isso tarde demais, não é? Só que Dex aparece com a revelação de que gostava dela também naquela época, mas como ela não dava nenhum sinal sentir a mesma coisa, ele acabou se encantando por Darcy, apesar de todos os seus defeitos.

O Noivo da Minha Melhor Amiga

Tem muita história ainda, tem outros personagens (beijos, Ethan!), como Marcus, que Darcy tenta empurrar para Rachel, que não se sente nem um pouco atraída pelo cara, mas não quer que Darcy desconfie de nada, tem as amigas chatas de Darcy (Claire) e outros secundários que fazem com que a história tenha um pouco mais de drama e comédia.

A maior diferença entre o livro e o filme é que o filme quis dar mais destaque ao romance entre Dex e Rachel e no livro mostra mais a relação da amizade entre Rachel e Darcy, mas a essência é basicamente a mesma. O final é bem parecido, contudo no filme tem um final “extra” que mostra os personagens algum tempo depois de onde o livro termina.

Recomendo ambos, porém ler o livro antes provavelmente fluirá melhor a leitura e o aproveitamento do filme será melhor também. Não é uma super produção, é bem filme de sessão da tarde, mas quem não gosta? <3


  • Flavinha

    Em 08.04.2014

    Minha leitura de março do DL foi o livro Um Dia. Procurei um livro que eu ainda não tivesse assistido ao filme justamente pelo motivo da leitura não fluir. Também vou pulando parágrafos, e fico sentindo que perdi muita coisa.

    Quando terminei o livro corri e assisti o filme hehe.

    Beijinhos

    http://www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    [Responder]