Resenha: Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll

Em 06.03.2012   Categoria: Parceiros, Resenhas

Alice no País das Maravilhas – Alice in Wonderland
Autor: Lewis Carroll
Editora: Martin Claret
Páginas: 144
Nota: ♥♥♥♥♥

Sinopse: Este livro é uma das mais famosas obras-primas da literatura universal destinada ao público infantil. Alice no País das Maravilhas (1865) são fantasias oníricas e lúdicas sobre a realidade e a linguagem. Explorando a aparente ausência de sentido em sentenças gramaticalmente corretas, Lewis Carroll foi um dos pioneiros na pesquisa de uma nova ciência do discurso, por meio da simbolização. Aparentemente destinada às crianças, na verdade oculta questionamentos de toda espécie, lógicos ou semânticos, problemas psicológicos de identidade e até políticos, tudo sob a capa de aventuras fantásticas.
 
 

 

Estreiando a parceria com a editora Martin Claret, pude escolher qualquer título do catálogo e quando vi Alice no País das Maravilhas disponível, não pensei duas vezes. Já li a versão da Disney, já assisti ao desenho da Disney, ao primeiro filme de 1903 e à adaptação de Tim Burton, mas nunca tinha lido a história original do Lewis Carroll. Pronto, foi a oportunidade perfeita.

O livro é pequeno, tem muitas ilustrações (adorei isso) e a história é muito gostosa, então li em 2 horas sem nem perceber.

Aqui temos a história da pequena Alice, a mais nova das três irmãs que é muito curiosa e sabida. Um dia sua irmã estava lendo um livro sem figura alguma e Alice estava ao seu lado pensando “para que serve um livro, sem figuras nem diálogos?” e ficou entediada. Quando pensou em colher margaridas para fazer um colar, viu um Coelho Branco correndo pegando um relógio de bolso e dizendo que estava muito atrasado. Alice achou aquilo extremamente normal, mas ficou curiosa para saber onde o coelho estava indo e o seguiu até uma toca que ele entrou correndo – ela não pensou duas vezes e entrou lá também.

E é assim que Alice chega ao País das Maravilhas. E é aí que começa toda a aventura e maluquice dessa história que mais é uma crítica social e política, do que um conto de fadas, porém ainda assim é um ótimo conto, apesar de totalmente maluco e confuso. Muitas vezes eu relia a página para entender o que estava se passando, mas tentei colocar na cabeça que o livro todo seria cheio de pensamentos de Alice e que a história não tinha pé nem cabeça de qualquer forma.

Para quem já assistiu a alguma das adaptações cinematográficas, sabe o desenrolar da história e como a Rainha de Copas é a maior cómedia (se não fosse trágica) quando diz “Cortem-lhe a cabeça!”. Acho que essa frase apareceu em 143 páginas mais ou menos, mas no final nada acontece porque o rei é bonzinho demais.

Se você ainda não conhece essa história, seja pelo Carroll, Disney ou cinema, deveria separar 2 horinhas do dia para conhecê-la e tentar decifrar o que tem nas entrelinhas criticando a sociedade/poder, encapado com a fantasia.

Um “extra” aqui: A versão de Tim Burton NÃO É sobre essa história e muitos críticos ignorantes comentaram negativamente sobre ele ter mudado a história. Oras, como pode mudar uma história se ela não é a mesma? No filme com o Johnny Depp é retratado a volta da Alice ao País das Maravilhas, tanto que todos lá já sabem quem ela é (menos ela). Considero esse filme tão sensacional como o da história original e todos os efeitos, fotografia, figurino e etc são sensacionais. Vale muito a pena ser assistido, mas tirem da cabeça que é a história tradicional, porque não foi essa a intenção do Burton.


  • Babi Lorentz

    Em 06.03.2012

    Adorei essa crítica final que você colocou porque eu também amei o filme do Burton e entendi fácil o que ele quis dizer com essa história que criou pro filme.
    Alice no País das Maravilhas não é meu livro favorito, mas adoro a história. Sem contar que a capa da Edição da Martin Claret está de tirar o fôlego!
    Beijão

    [Responder]

  • Anderson

    Em 06.03.2012

    Meu deus! Que capa mais linda é essa?? Tenho esse livro aqui de outra editora, mas não li ainda!
    Acredito que esse ano eu leio! rsrs
    bajooo

    http://olhosleem.blogspot.com/

    [Responder]

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Seleção de Livros! Clique e confira.