Resenha: Amigos Inimigos – Vanessa Martinelli

Em 06.09.2012   Categoria: Resenhas

Amigos Inimigos
Autora: Vanessa Martinelli
Editora: Novos Talentos – Novo Século
Páginas: 104
Nota: ★★★★☆

Sinopse: Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?
 
 
 
 

 

Uma história que muitos da minha idade irão se identificar e os mais novos ainda podem vir a passar por isso. Leitura leve e rápida com um enredo que traz boas lembranças da infância e das amizades.

Participei do Book Tour feito pela Babi e gostei do que li. Apesar de ser uma leitura, na minha opinião, destinada a adolescentes (desculpa, gente, com 21 anos já sou adulta), é algo a ser lido por qualquer idade.

Amigos Inimigos nos traz a protagonista Maria, rodeada pelas amigas Camila, Patrícia e Morgana, esta última sendo a mais maluca do grupo e a que eu mais me conectei, haha. Todas estudam na mesma sala e são aquelas amigas de fazerem trabalhos juntas, se encontrarem à tarde na casa uma da outra e etc.

Além das meninas, na mesma sala ainda temos Jack, vizinho de Maria e antigo amigo de infância – mas com o passar do tempo eles foram se separando e hoje Maria não suporta respirar o mesmo ar que ele.

Ainda temos Maurício, o amor platônico de Maria que estuda também com ela, mas quando ela passa a conhecê-lo melhor, graças a uma reunião para jogar Monopoly em sua casa, ela começa a ver que ele não é tudo isso que ela pensava. As coisas só pioram quando a escola elege o grupo de Maria e seus amigos como os campeões de uma gincana e eles viajam para um hotel não muito agradável.

Jack se aproxima mais de Maria e tenta entender o que a fez se afastar dele, mas ela é muito resistente e tenta evitá-lo cada vez mais, até que isso fica impossível e ela percebe que no fundo sente falta da amizade dos dois.

Afinal, tem como um inimigo virar um amigo e vice-versa? Quem nunca deixou de gostar de algum amigo e não suportava ao menos vê-lo ou começou a gostar de alguém que não descia nem com água?

Avaliei o livro como se eu tivesse lido há alguns anos; na minha opinião faltou um pouco de desenvolvimento/aprofundamento das personagens.

Recomendo a leitura para quem está entre os 14/16 anos que acredito que aproveitará mais, mas isso não impede que todos leiam uma história tão leve e gracinha como essa.


  • Yara A.

    Em 06.09.2012

    Esse livro parece ser uma gracinha mesmo, fiquei bem curiosa. Gostei da resenha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    [Responder]

  • Babi Lorentz

    Em 06.09.2012

    Achei o Maurício um completo mauricinho, rs.
    E acho que o livro é mais feito para a sua irmã do que para você. Acho que a Bia ia gostar mesmo, :P

    [Responder]

  • Flavinha

    Em 06.09.2012

    Também achei que faltou profundidade nos personagens, e a história de Jack e Maria poderia ter rendido um pouco mais. Acho que esse livrinho faria mais a cabeça do meu filho de 11 anos, por conta da fase de pré adolescência :)

    Beijinhos

    [Responder]

  • Mari Alencar

    Em 06.09.2012

    Adorei sua confirmação da idade. Realmente, chegamos na idade que se não trabalha é vagabundo (a.k.a fase adulta). Eu já vi várias resenhas a respeito desse livro dizendo que ele é fofinho, só que faltou um desenvolvimento maior dos personagens. Eu ainda não tive a oportunidade de ler. Quem sabe um dia.
    Biejão Juh. :*

    Mari – http://leitorete.blogspot.com

    [Responder]