Resenha: Em Chamas – Suzanne Collins

Em 14.08.2012   Categoria: Resenhas

Em Chamas – Catching Fire
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 413
Nota: ★★★★★
Sinopse:
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos – incluindo o próprio Peeta – acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos – transformados em verdadeiros ídolos nacionais – podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
 

 

Que. Livro. Tenso!
Juro que fiquei um bom tempo sem fôlego enquanto lia algumas páginas. Estou pensando nessa resenha desde que terminei o livro e não sei muito bem o que falar sem colocar spoilers, mas vou tentar.

ATENÇÃO: se você não leu o primeiro livro, Jogos Vorazes, essa resenha pode trazer spoilers que você não queira ler.

Em Chamas começa bem diferente de Jogos Vorazes. Agora temos Katniss, nossa protagonista, vivendo na “Vila dos Vitoriosos” e o cenário é bem diferente de toda a decadência e miséria da Costura. Com uma casa melhor, comida, dinheiro e etc, ela não precisa mais passar todos os dias caçando para conseguir outras coisas em troca e sua mãe conseguiu voltar a trabalhar já que consegue melhor os medicamentos para cuidar dos feridos.

Gale agora está trabalhando nas minas de carvão e eles não tem mais tanto contato quanto antes, apesar de Katniss ajudar a família dele levando suas trocas das caças (já que eles não aceitaram nada que ela ofereceu de suas recompensas por vencer os Jogos). Além de tudo tem todo o caso com Peeta, que não pode ser esquecido – muito pelo contrário. Eles tem que continuar fazendo toda aquela cena de “amantes desafortunados”, o que afasta ainda mais Gale.

Katniss tenta levar a vida normalmente até que um belo dia recebe a visita de ninguém mais, ninguém menos que o Presidente Snow, na sua casa. Ela e Peeta estão muito encrencados e ela mal pode esperar pelo que vem pela frente – ela teria que pagar pelo que fez com a Capital quando conseguiu fazê-los mudarem as regras dos Jogos. E essa é a hora.

Durante a “Turnê dos Vitoriosos”, Katniss e Peeta veem muita coisa que não deveriam. Levantes/rebeliões/mortes e etc, o país está se revoltando contra a Capital e indiretamente quem começou isso foram eles, então nada mais injusto do que eles próprios pagarem.

Não vou contar mais nada, porque vai estragar todinha a surpresa, todo o meu ‘WHAT THE HELL?’ nas próximas páginas. Só posso dizer que Em Chamas é ainda melhor que Jogos Vorazes e superou todas as minhas expectativas. Acontece cada coisa inimaginável que torna a história ainda mais cruel e ao mesmo tempo incrível.

É bom ter de volta Cinna, Haymitch e Effie e conhecer novos personagens. Agora estou super ansiosa (e com medo também) para ler “A Esperança” e assistir ao segundo filme (quando sair, claro haha).

Se você estava receoso em começar a ler a trilogia, se renda agora porque Em Chamas vai valer a pena.


  • Camila Leite

    Em 14.08.2012

    Apesar de ter ganhado de aniversário Jogos Vorazes e Em chamas, ainda não tive tempo para ler os livros, mas assisti ao filme e apesar de tudo gostei, estou ansiosa pela leitura do livro e espero realmente gostar tanto quanto todos gostam, rs por que é ruim quando temos muita expectativa e nos decepcionamos, mas sinto que com a trilogia não será assim.
    Adorei seu blog.
    Beijos

    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.com

    [Responder]

  • Mariana

    Em 14.08.2012

    Eu amo todos os livros da série jogos vorazes, não tem como eleger um preferido. Esse é simplesmente DIVINO! Mas você vai se surpreender demais como “A Esperança”. :) Beijocas Juh!
    :*

    [Responder]

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Seleção de Livros! Clique e confira.