Resenha: Extraordinário – R. J. Palacio

Em 04.02.2014   Categoria: Resenhas

extraordinário

Como resenhar um livro que o próprio nome já consegue resumi-lo em uma única palavra? A história, o protagonista e seu valor de vida são extremamente extraordinários e o que você sente ao ler tudo o que se passa com August, também é um sentimento extraordinário.

August Pullman (Auggie) é um menino de 10 anos que seria como outro qualquer se não fosse pelo seu rosto desfigurado (disostose bucomaxilofacial) e pela reação que causa nas pessoas quando elas o veem pela primeira vez. Não dá para saber muito bem como é seu rosto, porque ele não descreve, mas conseguimos ter uma ideia porque ele conta as coisas horríveis que já ouviu dos outros.

Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário. Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu. Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior.

página 11.

extraordinário

A vida de Auggie nunca foi fácil, ele já passou por diversas cirurgias e não tem muita coragem de sair na rua – ele tinha até um capacete de astronauta que usava para lá e para cá para se esconder e poder parecer normal, mas ele acabou sumindo. Agora, a vida dele está prestes a mudar porque vai parar de estudar em casa para entrar em uma escola; vai ter que conviver com outras pessoas de sua idade e tentar encarar os olhares preconceituosos e horrorizados todos os dias.

extraordinário

Quando ele vai conhecer a escola, o diretor Sr. Buzanfa pede para que três alunos que serão da mesma turma de Auggie a apresentem, para tentar fazer com que ele se sinta mais à vontade, tendo já alguns amigos antes das aulas começarem. É assim que ele conhece Jack Will, Julian e Charlotte, mas quando as aulas realmente começam, o único que fica perto dele é Jack Will. Ele também conhece Summer, que ao vê-lo sentado sozinho na hora do almoço, resolve conversar com ele e, daí por diante, sentam-se juntos todos os dias, fazendo até lista de quem poderia se sentar com eles.

extraordinário

Ao longo do livro temos perspectivas diferentes, com partes narradas por sua irmã, Olivia (ou Via), namorado dela, Jack Will, Summer e até Miranda, amiga de Via. Em todas as partes vemos como todos se sentem em relação a Auggie e como eles lidam com o fato dele ser diferente apenas por fora, já que por dentro é um menino incrível, divertido, inteligente e muito amigo.

extraordinário

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.

página 313.

A história de August não tem nenhum clímax “uau”, porque ela é extraordinária por completo, com todas as frases, piadas e preconceitos descritos ao longo das páginas. É uma lição de vida a todos que julgam as pessoas antes de conhece-las ou que acabam dizendo algo que pode magoar os outros sem ao menos perceber. Extraordinário é um livro obrigatório, um livro que vai te fazer rir, chorar e repensar em alguns de seus atos. Recomendadíssimo!

Extraordinário – Wonder
Páginas: 320 Editora: Intrínseca Nota: ★★★★★


  • May

    Em 04.02.2014

    Oi Juh!
    Gente, como eu chorei com esse livro, nossa! Não sei ainda descrever o quanto Extraordinário me impressionou, e se tem um livro que eu acho que todo mundo devia ler pelo menos uma vez na vida, é extraordinário. Sensacional!

    Beijão,
    May :*

    [Responder]

  • Carolina

    Em 04.02.2014

    Ler sua resenha me deu até vontade de reler o livro. Como você disse, o nome o descreve, é realmente extraordinário.

    Beijão

    [Responder]

  • Flavinha

    Em 04.02.2014

    Esse foi, sem sombra de dúvida, um dos melhores livros que eu já li. Sempre que posso, dou de presente ou recomendo a leitura, pois ele abre a cabeça da gente pra perceber certas atitudes que nem sabíamos que tínhamos.

    Mas prefiro a capa vermelha :)

    Beijinhos

    [Responder]

  • Camylla

    Em 04.02.2014

    Tambem resenhei no blog esse livro. Ele e incrivel!! E realmente obrigatorio…

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    [Responder]

  • Babi Lorentz

    Em 04.02.2014

    Ai meu Deus, Juh! Suas fotos ficaram lindas! E esse livro é mesmo extraordinário. Difícil encontrar alguém que não fale isso sobre ele. Amei!
    Beijos.

    [Responder]

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Seleção de Livros! Clique e confira.