Resenha: O Dia Em Que Felipe Sumiu – Milu Leite

Em 18.08.2015   Categoria: Resenhas

Capa - O Dia em Que Felipe Sumiu O blog Castelo de Cartas, da minha amiga Camila, está organizando um Book Tour juntamente com a Editora Biruta e eu me auto-convidei para participar também. Como eu já tinha um dos livros da Milu Leite (que ainda estou lendo – e também estou organizando um Book Tour com ele), queria começar por este, já que ele é “o primeiro” (apesar de uma história não interferir a outra).

O Dia em Que Felipe Sumiu conta a história de 4 amigos, Felipe, Hipotenusa, Farelo e Dora que adoram mistérios. Em seu aniversário, Felipe ganha dos pais um kit para analisar a qualidade da água e, como ele adora a natureza, resolve testar na hora no lago da cidade – local onde várias crianças costumam brincar e nadar. A notícia não é nada boa: a água está poluída! Eles decidem comunicar toda a vizinhança que a água é imprópria para banho.

O mistério que agora ronda nas cabeças das crianças é sobre quem poderia poluir o lago da cidade? Felipe começa a ficar interessado e parte para ler diversos livros sobre crimes ambientais. Em um deles, percebe que deve-se retirar amostras de diversos pontos do lago para concluir a verificação. Ele decidi sair bem cedinho de casa para colher uma amostra do outro lado do lago e é surpreendido por uma pessoa que resolve raptá-lo.

O que se desenvolve a seguir é a busca dos pais de Felipe, junto do cachorro da família, Tobias, pelo garoto e também de seus amigos, que tentam encontrar pistas e imaginar quem poderia ter feito isso com Felipe. A polícia acaba sendo envolvida e a tensão aumenta a cada hora que passa.

O narrador da história alterna as visões entre o que está acontecendo na cidade e o que Felipe está passando. Essa troca de visão é muito importante e acaba sendo até engraçada, pois o narrador coloca opiniões sobre o que está acontecendo em cada lado.

O mais interessante é que a história acaba desviando um pouco do lado ambiental para entrar no quesito de amizade. A relação entre os amigos é muito importante e o quanto um se preocupa pelo outro – mesmo que não demonstrem isso – fará com que eles desvendem o mistério – junto de um ajudante pouco relevante para todos.

Como já é de praxe destacar em todas as resenhas da editora, dessa vez não poderia ser diferente: a diagramação está impecável e as ilustrações de Sergio Magno tão um toque super especial à toda a história.

Um livro para todas as faixas etárias que pode ser lido em uma sentada só e, ainda assim, encantar a todos.

O Dia Em Que Felipe Sumiu
Páginas: 88 Editora: Biruta Nota: ★★★★☆

Aviso legal: Livro participante do Book Tour do blog Castelo de Cartas.


  • Babi Lorentz

    Em 18.08.2015

    Eu não sei como é possível, mas sempre me encanto com esses livros infantis. Acho a escrita tão deliciosa que vou passando as páginas sem nem sentir e, quando vejo, já cheguei ao fim. Foi assim que aconteceu comigo em relação a este e ao livro sobre b também. :D Amei!
    Beijo <3

    [Responder]

    Juh Claro:

    Siiim, eu adoro também <3
    O do b eu to meio enrolada pra ler, mas também to gostando!

    Beijo <3

    [Responder]

  • Camila Loricchio

    Em 18.08.2015

    Um super obrigada por participar do Book Tour, moça Juh! <3
    Eu achei um livro bem gostoso de ler e as ilustras são super joias, tanto que uma virou capa de facebook HAHAHA
    Fico feliz que tenha gostado do livro! :D

    Beijos!

    [Responder]

    Juh Claro:

    Muito obrigada por ter aceitado meu auto convite <3 haha
    As ilustrações são lindonas!

    Beijo.

    [Responder]

  • milu

    Em 18.08.2015

    fiquei sabendo há pouco desse lance de book tour e achei super legal, juh claro.
    obrigada pelos comentários sobre o livro e, por favor, anime-se com o bernardo, protagonista do segundo livro. eu sou louca por ele!

    [Responder]