Resenha: Odisseia Olímpica – Luiz Antonio Aguiar

Em 11.08.2016   Categoria: Resenhas

Odisseia Olimpíca Já que estamos em clima olímpico, nada melhor do que uma resenha exatamente sobre as Olimpíadas, não é? Eu sei que tem muita gente contra a organização do evento, assim como eu, mas agora que já está tudo pronto ou deveria, né, nos resta acompanhar as modalidades preferidas e torcer pelo nosso país ou para aqueles atletas que gostamos mais (Usain Bolt, tô contigo!).

Eu não tenho muito conhecimento sobre as Olimpíadas a não ser que elas nasceram na Grécia e existem várias teorias sobre as primeiras disputas, intervenções de deuses e etc; foi por isso que solicitei este livro à Editora Biruta. Afinal, eu gosto muito de esportes e mitologia grega – além de gostar muito dos livros da Biruta – e imaginei que gostaria muito da história.

Dito e feito! Odisseia Olímpica conta sobre o início da Olimpíadas antes mesmo delas serem Olimpíadas de uma forma completa: recheada de ilustrações, textos parafraseados, notas de rodapé e explicações de toda a loucura da mitologia grega (e sua relação com a mitologia romana). Existem diversos registros sobre os primeiros jogos, cada um contado por uma pessoa diferente e sem muita certeza de qual é o mais próximo do real, mas Luiz traz um pouquinho de cada um desses contos para nos situarmos nesses tempos antigos.

Vemos registros dos romances de Zeus para tentarmos entender tudo que ele aprontou tanto na Terra quanto no Olimpo e conhecermos seus filhos, detalhes sobre Hércules, sobre a “construção” de Olímpia, sobre a importância dos jogos na Grécia (até as guerras eram cessadas na época dos jogos!) e o nascimento de cada um dos esportes que, é claro, sofreram mudanças e adaptações, mas que têm uma boa raiz das primeiras edições dos Jogos.

Os primeiros Jogos Olímpicos da chamada “Era Moderna” foram realizados em Atenas em 1896 com a participação de Grécia, Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra, Hungria, Áustria, Austrália, Dinamarca, Suíça, Egito, Suécia e Chile e, apesar de alguns despreparos e obstáculos, acabaram sendo um sucesso. A próxima edição foi em 1900 em Paris; sempre seguindo a tradição de realiza-los de 4 em 4 anos, como na “Era Antiga”.

A partir daí, Luiz faz um compilado de acontecimentos de todas as 30 edições dos Jogos com os principais destaques. Ele também explica sobre a bandeira e o símbolo mais famoso de todos, os mascotes, o juramento, como foi criado o comitê olímpico, sobre a tocha e a pira olímpica e tudo mais. É realmente uma enciclopédia sobre Olimpíadas!

É claro que não dá pra falar de um livro da Biruta sem mencionar todo o capricho e beleza da obra. Ilustrado por Jorge Guidacci, as imagens dão vida ao que é relatado e torna a obra ainda mais linda. A diagramação é super diferente e divertida, sempre destacando alguns fatos importantes sem deixar nenhuma ponta solta ou alguma personagem sem explicação do que significa e no que esta influencia. É um dos livros mais bonitos que já li da editora (acho que fica atrás apenas de A Maravilhosa Terra de Oz.

Se você ficou interessado pelo livro, você pode adquiri-lo diretamente na loja oficial da Biruta e da Gaivota! Aproveite também o desconto de 30% utilizando o cupom OLIMPIADAS até o dia 21/08!

Odisseia Olímpica
Páginas: 164 Editora: Biruta Nota: ★★★★★

Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora como cortesia para o blog.


MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Seleção de Livros! Clique e confira.