TOP 5: Os melhores livros que li

Em 28.06.2013   Categoria: Livros

Charlie, de As Vantagens de Ser Invisível, falava que seu livro favorito era o último que tinha lido. Entretanto, alguns livros não tem tempo, prazo de validade e sempre serão aquele que vamos indicar, ler e lembrar.

Projeto Beletristas

Então aqui está o “TOP 5” dos melhores livros que eu já li, sem ordem de preferência:

As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky

Claro que esse não poderia faltar. Além de todo esse lance dos livros que o Charlie lê e essa importante passagem da história em que ele comenta que o último livro lido é o preferido dele, “As Vantagens” me tocou de uma maneira que eu não consigo explicar (eu tentei na resenha, mas sem sucesso).

É um livro que todo mundo deveria ler (e o filme todo mundo deveria ver) e sentir as emoções do Charlie, porque realmente não tem como explicar. Talvez ninguém mais goste dele, talvez só eu tenha me sentido assim, mas a forma como Charlie narra tudo que acontece com ele fez com que eu me sentisse amiga dele, uma nova amiga que ele estava tentando conhecer e resolveu contar tudo sobre ele antes de eu ao menos abrir minha boca para falar o meu nome.

Eu gostei tanto desse livro, que uma das minhas tatuagens (que ainda não saíram do papel) será em homenagem a ele <3  

 

A Culpa é das Estrelas – John Green

Outro livro que não tem como não entrar nessa lista. Infelizmente esse foi o único livro que eu li do John Green, mas foi o suficiente para fazer com que eu me apaixonasse tanto por ele quanto pela sua escrita sensacional. Em “ACEDE”, apesar de todo o contexto triste e dramático, você se pega rindo muito e chorando bem menos, porque ele conseguiu colocar um humor “negro” em uma tema tão denso que você acaba esquecendo que aqueles personagens tem uma doença praticamente terminal e acaba se envolvendo tanto que parece que você está lá, naquela sala cheia de cadeiras junto com ele.

Eu gosto muito de livros que me tocam lá no fundo e esse com certeza é um dos melhores nesse sentido. A escrita leve e muito bem construída de Green fez com que a história, que seria cômica se não fosse trágica, me encantasse de uma maneira absurda, okay?

Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Saindo um pouco do mundo literário “dramático” e entrando em distopia, não poderia deixar de comentar sobre esse. Quando falo sobre Jogos Vorazes, falo sobre a trilogia inteira e não somente o primeiro livro – apesar dele ser o meu favorito, então vamos fingir que eu não estou roubando e estou falando sobre a trilogia como um todo.

Confesso que não é uma história para todos, que não são todas as pessoas que vão amar o que Suzanne escreveu e na maioria das vezes isso acontece porque as pessoas não entenderam o que ela quis escrever e mostrar para o mundo. A maioria das distopias é criticando a forma de governo/política de algum lugar ou até mesmo a sociedade, então quem não entende isso ou não está nem aí para a forma péssima que estamos vivendo ou vive no mundo da lua achando que tudo é cor de rosa e deve permanecer do jeito que está – esses são os acomodados, e aqui em Jogos Vorazes tem uma faísca querendo crescer e virar um fogaréu e muitos não conseguem entender e seguir essa ideia. Katniss quer mudar o mundo, ela cansou de ver pessoas morrendo e vivendo na miséria e ela “acordou” – quer uma história mais parecida que essa com as manifestações que estão acontecendo pelo Brasil todo?

Apesar de toda a violência, sangue frio e horror, Suzanne conseguiu descrever tudo o que acontece atualmente e que as pessoas são muito cegas para enxergar isso – por isso que muita distopia é vista com mal olhos, mas na verdade, só retrata a realidade.

Harry Potter – A Ordem da Fênix (spoiler alert!)

Ah, como não falar de Harry Potter? O bruxinho mais querido, a história que praticamente de colocou nesse mundo literário aos 10 anos e que cresceu comigo, até virar filme e, por incrível que pareça, me fazer gostar ainda mais. Foi difícil escolher um dos 7 livros para colocar nesse “TOP 5”, mas acho que A Ordem da Fênix é o meu preferido de todos por um simples fato: ter feito com que eu chorasse muito lendo e soluçasse no cinema (shame on me!). Se você já leu muito provavelmente sabe qual foi a parte que eu chorei demais e, se também for o seu personagem favorito, você também chorou. Sirius Black, o padrinho dos sonhos de qualquer bruxo, o cara que morreu tentando fazer o bem e que deveria ter desviado da Bellatrix para ajudar Harry com as horcruxes. J.K. Rowling malvada! Matou 5 (!) dos meus personagens favoritos e fica aí sorrindo na orelha do livro, como pode?

Além de todo o chororô, toda a ideia da “Armada de Dumbledore” é genial e a cena final da batalha do Dumbledore x Voldemort é de arrepiar. A substituição do Dumbledore pela Dolores só deixou as coisas mais interessantes e quando o George e o Fred lançam fogos de artifício na sala… <3 Ai, muito amor! As Crônicas de Nárnia – C.S. Lewis

*Finjam surpresa*. Meu livro favorito de todos os tempos, que estava relendo há um tempo (por conta do desafio meu e da Babi que eu estou a maior a vergonha e não postei nenhuma resenha ainda) e que me fez enxergar algumas coisas de outra forma. Apesar de ter sido escrito em meados dos anos 1950, Lewis tem uma escrita que não é antiga e que permite que a gama de leitores seja muito grande e de todas as idades.

Apesar do que muita gente fala, eu achei os filmes bem fiéis e tão bons quanto os livros. Claro que em adaptações muitas coisas acabam passando e outras entram no lugar, mas acredito que os produtores e roteiristas conseguiram passar toda a essência de Nárnia para quem assistiu – mas só quem leu consegue realmente sentir o que é estar em Nárnia e lutar por ela.

Não tenho uma crônica favorita e confesso que não lembro de detalhes de todas elas, porque li o livro como um todo e não como 7. Agora que estou relendo (pretendo voltar a ler em Agosto e terminar de vez), posso ter uma opinião diferente, porque quando li pela primeira vez tinha apenas 16 anos. Mas, mesmo assim, recomendo a todos que tenham um pouco de paciência para ler as sete crônicas completas, porque é uma história realmente bonita e com uma grande lição de vida.

 

Agora, contem-me os seus cinco livros favoritos aí nos comentários, vai que tem algum que eu não conheço e poderia entrar nessa lista aqui futuramente? :)

 

Confira os outros blogs participantes do projeto:

» Attraverso le Pagine
» Drafts da Nica
» Garota Prodígio

Esse post faz parte da proposta do Projeto Beletristas.

  • Flavinha

    Em 28.06.2013

    Adoro Jogos Vorazes, mas acho que esse ano, o meu preferido é o mesmo que o seu, As vantagens de ser invisível é maravilhoso!

    [Responder]

  • Cris

    Em 28.06.2013

    Jogos Vorazes quase entrou na minha lista rs Acho que seria o sexto melhor livro que li rs Agora, Nárnia e As vantagens de ser invisível estão na minha lista de leitura faz tempo, mas ainda não deu pra ler! E A culpa é das estrelas eu quase comprei, mas resolvi ler uma resenha antes e desisti, muito triste rs
    Ótima lista! :)
    Beijos! =**

    [Responder]

  • Bruna

    Em 28.06.2013

    Dizer o quê? Amo demais todos esses livros da sua lista. Só não li As Vantagens ainda, mas vi o filme (indo pra Orlando, BTW) e achei muito lindinho.

    A Culpa é das Estrelas é aquele livro que eu vira e mexe pego na estante pra reler uns trechos. Todo o amor do mundo pro John Green! E leia Teorema Katherine, é demais!!!

    Jogos Vorazes foi a série que mais me marcou depois de HP. O livro é incrível, a história é sensacional e eu não gostei tanto do filme pq eles deixaram a história tão, MAS TÃO superficial que é um desaforo. O plano de fundo político é muito mais forte do que o que mostraram e qualquer pessoa que leia essa série e não consiga fazer um paralelo com a sociedade atual (seja mundial, brasileira, chilena, etc.) é completamente CEGO.

    HP é um queridinho e realmente esse livro é um dos melhores, mas acho que meu favorito é O Enigma do Príncipe. ♥

    Nárnia, sem comentários. Um livro incrível, que também vai muito além da fantasia e traça paralelos incríveis com o nosso mundo. Impossível não amar!!!

    [Responder]

  • Jeh Asato

    Em 28.06.2013

    Oi Juh!!
    Adorei o desafio e confesso que não conseguiria escolher o meu TOP 5! Talvez, por enquanto, seria Comer Rezar Amar, A menina que roubava livros, Cante para eu dormir, A última carta de amor e Um dia. Por enquanto seriam esses mas nossa lista sempre muda né?
    Eu gostei apenas de duas crônicas do livro “As crônicas de Nárnia”, e amei o comentário no final do livro por parte do autor, muito bom mesmo!

    Estou louca pra ler “As vantagens de ser invisível”!!!

    Beijos!

    [Responder]

  • Larissa Mirandah

    Em 28.06.2013

    Juh, eu simplesmente não consegui pensar em cinco livros favoritos, é muito difícil escolher alguns e deixar outros de fora, mas isso não me impede de comentar o seu TOP rs’
    Eu vi apenas o filme de As Vantagens de Ser Invisível, ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas confesso que o filme me tocou profundamente, sem contar aquela trilha sonora maravilhosa, muitas pessoas que assistiram enxergaram apenas o bruto do filme, enquanto que se você assisti-lo como uma pedra lapidada irá se emocionar profundamente.
    Jogos Vorazes é uma das minhas vergonhas, eu ainda não li o livro, eu quero comprar o box logo, mas o preço não contribui muito comigo, então eu fico só na vontade, não me lembro de ter lido uma resenha negativa da trilogia!
    ACEDE é aquele tipo de livro que eu não consigo nem mais comentar, como o John Green pode ter criado uma história tão genial e ainda sim nos fazer chorar feito crianças? A parte em que eu mais chorei foi na última carta, minha nossa, aquilo acabou comigo.
    As Crônicas de Nárnia é simplesmente mágico, eu acho que todo mundo deveria ler as crônicas, apesar de eu gostar mais das que tem participação dos irmãos Pevensie, as outras também são incríveis.
    E Harry Potter: “J.K. Rowling malvada! Matou 5 (!) dos meus personagens favoritos e fica aí sorrindo na orelha do livro, como pode?” Eu não tenho mais nada a dizer.
    Beijos Juh, e adorei a lista!

    [Responder]

  • Amanda Faustino

    Em 28.06.2013

    Desses só li Jogos Vorazes, e realmente, é muito bom. Eu amo a trilogia!
    Os outros, tenho vontade de ler As Vantagens de ser Invisível e A Culpa é das Estrelas.

    Beijos,
    Mand – Outbreaks.

    [Responder]

  • Natii

    Em 28.06.2013

    Da lista, só não gosto das Crônicas de Nárnia. Tinha esse livro com as 7, mas acabei dando para uma amiga porque não consegui gostar.

    os preferidos: A Menina que Roubava Livros e Eu sou o Mensageiro – Markus Zusak
    A Culpa é das Estrelas – John Green (super me apaixonei pela escrita do JG ao ler esse livro, mas me decepcionei com todos os outros que li depois. Acho que fiquei exigente por ter lido ACEDE primeiro).
    HP – Absolutamente todos. A melhor saga de todos os tempos. Completamente Pottermaníaca. Mas se é necessário escolher um, HOJE, acho que escolho O Prisioneiro de Askaban. Ô escolha difícil essa!
    O Caçador de Pipas

    [Responder]

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Seleção de Livros! Clique e confira.