Resenha: Will & Will – John Green & David Levithan

Em 03.09.2014   Categoria: Resenhas

Will & Will Esse livro caiu em minhas mãos na época certa, porém errada também. Errada porque estava naquela ressaca literária de três meses e nada, nem John Green(!!!), estava conseguindo me tirar disso. Mas veio na época certa porque eu decidir ler depois de um acontecimento pessoal que me balançou muito e me deixou perdida – e esperava encontrar a resposta nesse livro. Posso dizer que aconteceu em partes, porque esse livro é incrível. O resto eu vou ter que aprender no meu dia-a-dia mesmo.

Will & Will, para quem ainda não conhece, é dividido em duas partes/histórias de dois meninos chamados Will Grayson, que, por ironia do destino, acabam se conhecendo lá pela metade da história. O “primeiro” Will é um garoto que tem um melhor amigo gay, Tiny Cooper e essa parte é sobre amizade. Will e Tiny não têm nada a ver, enquanto Will é reservado, quieto e todo confuso, Tiny é espontâneo, fala mais do que deveria e distribui amor a mil ventos. Além de Tiny, Will tem uma amiga, Jane, que ele não sabe se é só amiga ou se aquele sentimento lá no fundo quer dizer alguma coisa a mais.

O “segundo” Will Grayson é um jovem depressivo, sem muitos amigos e apaixonado. Apaixonado por um menino chamado Isaac, que ele só conhece virtualmente. Além de Isaac – que ninguém sabe sobre, ele tem uma amiga chamada Maura que secretamente ou não é apaixonada por ele – essa é uma história de amor.

Apesar de todo o lance homossexual que rola durante todo o livro, não é exatamente nisso que os autores focam, não é essa a moral da história. Um livro que me agradou muito e me lembrou o que é retratado em Will & Will, é As Vantagens de Ser Invisível, em que a essência é a amizade e viver a vida com novas experiências. Acho que posso dizer a mesma coisa desse, em que o essencial é a amizade, não importando se é uma amizade nova, uma amizade colorida ou uma amizade homossexual.

O que mais me fez gostar do livro foi a naturalidade de como a história foi escrita, com um assunto tão polêmico para alguns, eles conseguiram retratar o dia-a-dia ideal de adolescentes descobrindo as coisas da vida, o dia-a-dia ideal de compreensão de amigos, familiares e pessoas sobre algo que está cada vez mais presente em nossas vidas, ao nosso redor, mas que infelizmente está difícil de ser lidado de uma vez por todas. Eu tenho certeza que todo e cada homossexual sonha com uma vida normal, com as pessoas ao seu redor aceitando como elas são e podendo viver a vida delas sem se preocupar com mais nada.

Eu acredito nesse lado da história, nessa lição de vida que os autores quiseram dar através de um livro incrível e que todos deveriam ler também. Um livro sem preconceitos, sem finais previsíveis, repleto de risadas, lágrimas escorrendo e citações para guardar para sempre.

Will & Will – Will Grayson, Will Grayson
Páginas: 352 Editora: Galera Record Nota: ★★★★★


  • Patty Rangel

    Em 03.09.2014

    Juh, estou nas primeiras páginas dele, então vou salvar aqui sua resenha e lê-la (e comentá-la) só depois, ok?! Mas as cinco estrelinhas já me animaram! Beijos!

    [Responder]

    Juh Claro:

    Ai, espero que você goste! Volte aqui depois pra contar <3

    [Responder]

  • Patty

    Em 03.09.2014

    Eu vi esse livro hoje no shopping e a minha mãozinha COÇOU pra comprá-lo, você não faz ideia HAUHAUHUAHUAHUA mas depois da bienal, sem chances :P
    Mas adorei a resenha, nem sabia do que se tratava o livro e me amarrei na história. Já vou colocar na minha listinha do amor!

    Beijocas

    [Responder]

    Juh Claro:

    Deveria ter compraaaaaado! É muito, muito bom mesmo! :) Assim que puder, compre e leia haha

    Beijo.

    [Responder]

  • Kayo Ponath

    Em 03.09.2014

    Já li outras resenhas e já super me indicaram o livro (vai saber o porque né). Embora eu não goste desse tipo de livro (zzZzZzZZ), acho que darei uma chance.

    [Responder]

    Juh Claro:

    Eu acho que você vai gostar, de verdade :) tente dar uma chance sim!

    Beijo.

    [Responder]

  • Jessica M

    Em 03.09.2014

    Estou com esse livro pra ler aqui faz um tempo, mas perdi a coragem depois dos dois primeiros livros que li do John Green (A culpa é das estrelas e O teorema Katherine). Acho que não faz o meu gênero ou simplesmente não gostei do estilo dele, sei la. rsrs
    Mas acho que qualquer hora vou dar uma chance para esse, sua resenha foi bem convincente!
    Beijos!

    [Responder]

    Juh Claro:

    Você não gostou da escrita dele? Sério mesmo? :/ Que pena! Eu só li ACEDE e Quem é você, Alasca? Mas amei ambos – assim como Will & Will.
    Tente dar mais uma chance sim!

    Beijo.

    [Responder]

  • Tamires Fernanda

    Em 03.09.2014

    Oi Juh, eu amo o John mas esse livro é o que eu tô mais querendo ler a partir de agora, eu pensei que só falava de homossexual mas eu me enganei, na sua resenha eu descobrir que estava indo para um caminho errado, e agora eu vou lê-lo sim…

    Abçs :)

    [Responder]

    Juh Claro:

    Oi! Leia sim, tenho certeza que você vai gostar :) Não é só sobre isso não, vai bem além.

    Bjs.

    [Responder]

  • camila rosa

    Em 03.09.2014

    Oi, tudo bem?
    Adorei a resenha, ainda não li esse livro, mas pretendo ler, creio que podemos aprender muito com ele, e a historia pelo visto é linda demais , li somente A culpa é das estrelas do John, porém ainda não li nenhum livro do David, mas irei ler assim que possível Todo dia .
    Beijos *-*

    [Responder]

  • Bianca Martins

    Em 03.09.2014

    Eu n vejo mta graça no John…tanto q li somente dois ou três livros dele e assim msmo nenhum comprado, só pegado emprestado…
    São livros voltados a adolescentes msmo e os enredos n me chamam atenção…
    Gosto das capas e acredito q eles são bons p o publico alvo.

    [Responder]