#xuxusemforma: um mês de nutricionista

#xuxusemforma • 24.09.2014  

#xuxusemforma é um projeto que, junto com algumas amigas, tem o objetivo de manter uma vida mais saudável.

Como comentei no último post do #xuxus, resolvi marcar uma nutricionista para poder seguir uma dieta saudável que trouxesse resultados a longo prazo. Bem, um mês se passou e resolvi registrar tudo o que aconteceu.

xuxusemforma_nutri

Meu primeiro retorno ao consultório foi no dia 2 de Setembro, 15 dias após a primeira consulta. Eu vou ser bem sincera e confessar que não foi nem um pouco fácil. Primeiro que eu escolhi totalmente errado o primeiro dia da consulta, logo na semana que minha irmã estava saindo para o intercâmbio e as festinhas de despedida não ajudaram em nada. Ela foi embora, eu fiquei e a minha vontade incontrolável de doces e coisas gordurosas também ficou junto comigo. Eu tentei me esforçar, de verdade, mas chegava o final do dia e eu largava tudo e me lotava de comer. Tentei até adiar a consulta do retorno para não levar bronca, mas não adiantou.

O resultado de tudo isso refletiu na balança: +700g. Não foi fácil ver que me esforcei por um tempo, larguei tudo, voltei para a linha e ainda assim engordei. Quer dizer que os 2 ou 3 dias que eu resolvi largar a dieta, valeram mais do que os outros 10 que eu fiz certinho? Pois é, como sempre dizem, é mais fácil engordar do que emagrecer. Basta um chocolate na hora errada que já era.

Prometi que ia me esforçar 100% e quase consegui. Digamos que me esforcei 90%, o que já está ótimo para quem não conseguiu cumprir os 15 dias, não? Não. Sábado passado (20) voltei lá junto com a minha mãe (pretendo levar a família toda! haha) e qual foi a minha surpresa em ver que eu só havia emagrecido 700g? Os mesmos que eu tinha ganhado na primeira quinzena! Ou seja: voltei à estaca zero e esse primeiro mês foi jogado no lixo.
Eu fiquei muito chateada, de verdade mesmo, porque dessa vez eu me esforcei. Ok, eu não segui a dieta 100%, como eu disse, mas eu fiz o dobro de exercícios (ou mais) e nem assim consegui eliminar um pouco mais… Mas a vida continua e preciso mostrar pra mim mesma no próximo retorno que eu consigo fazer bem melhor.

Então, no final de semana eu dei uma “jacada” básica por conta do meu descontentamento (exatamente o que eu comentei que às vezes acontece no post sobre o #StopTheBeautyMadness) e segunda feira voltei pra dieta. Resisti à uma vontade enorme de comer doces com os tabletinhos de chocolate 70% de cacau e me mantive na linha. E vou me esforçar para continuar nos próximos dias para poder sair mais contente do consultório no dia 4. Aí conto pra vocês como foi :)

Eu resolvi misturar um pouco a minha dieta com a da minha mãe (lembram que eu escolhi a desafiadora? Ela pegou a Flex), para não sofrer tanto assim e me sentir muito culpada por comer um docinho ou outro. Na dieta dela pode comer doces 2x por semana, então já dá pra dar uma aliviada sem culpa.

Espero que eu me dê bem nessa quinzena e volte com resultados positivos pra vocês e, claro, pra mim. O relógio tá andando e logo logo minha viagem está aí e eu não consegui emagrecer nem metade do meu objetivo… E não queremos isso, né? haha


  • Bianca Martins

    Em 24.09.2014

    Torcendo p vc!
    Eu tbm estou tentando me esforçar p fazer exercícios físicos..=/ eu começo e paro o tempo todo…
    É duro começar alguma coisa saudável neah..=/

    [Responder]

  • Manô

    Em 24.09.2014

    Oi Juh o/
    Encontrei hoje seu blog no google buscando a pelas tarefas do livro Pense Magro.
    Vi que vc postou todas as tarefas, mas não entendi se vc as seguiu todas ou não.
    Em caso positivo, vc não falou nada sobre seus resultados e se emagreceu.
    Estou na 35° tarefa, faltando apenas uma semana para completar o programa, e seguindo as dicas e novas posturas, aliadas a um controle alimentar e caminhadas, consegui eliminar até agora 5kg.
    Ainda me faltam 20kg para jogar fora, mas algumas lições que aprendi nunca mais quero esquecer, como por ex: comer apenas sentada, levar 20min para comer e manter um diário alimentar.
    Acho que são as lições mais importantes
    Com seu diário alimentar vc saberá onde estão os erros em sua alimentação. Ele tem que ser fiel e constar tudo que vc comeu.
    Vc não está fazendo isso por ninguém, a não ser vc mesma, então não adianta comer escondida. Isso não existe, pois vc não pode mentir para si mesma.
    O fato de não comer em pé ou na frente da tv ou pc faz com que vc tenha consciência de que está se alimentando, enviando uma mensagem para seu cérebro, que após cerca de 20 min irá disparar a mensagem de saciedade.
    Outras lições importantes que aprendi foi NUNCA repetir e parar de comer quando minha saciedade estiver no nível 7.
    Sempre tenho certeza de que caberia mais e sempre foi esse mais que me levou a pesar quase 100kg.
    Hoje estou pesando 82 e minha meta é 65 kg.
    Vou eliminando 2kg de cada vez, comemorando cada vitoria, recuperando a auto estima, um passo de cada vez.
    Quando terminar o programa quero repeti-lo, até conseguir reprogramar a minha mente a pensar como uma pessoa magra.
    Peço desculpas pelo texto enorme, mas senti muita vontade de dividir esse desabafo com vc. Sei o que vc está passando pois tb luto essa mesma luta.
    Bjoks, boa sorte e fique com Deus.

    Manô

    [Responder]

    Juh Claro:

    Oi, Manô, tudo bom?
    Seja bem vinda ao blog, espero que volte a acessá-lo sempre que puder :)

    Você levantou um ponto muito interessante, eu vou reler o livro para incluir na minha atual “dieta” porque gostei muito, mas na verdade não segui muito bem da outra vez… Na verdade, aquela foi exatamente a época que eu voltei a engordar.
    Sobre o diário, vou adotá-lo porque ajuda MUITO! Eu tinha uma agenda da Boa Forma que anotava tudo diariamente e ajuda a pontuar onde você está acertando e onde está errando, né?
    Nossa meta é quase a mesma, mas estou com 10kg a mais que você, então minha luta será um pouquinho maior… Mas estamos juntas nessa!
    Vou continuar compartilhando aqui meu processo e te espero para contar do seu também, combinado? :)

    Beijão e #vamoquevamo

    [Responder]

    Manô:

    Olá Ju!
    Obrigada por sua atenção.
    Eu engordei 30 kg num período de 11 anos. É uma coisinha de nada, menos de 3 kg por ano e vc não percebe os quilos se instalando aos poucos.
    De repente, quando se dá conta vc está vivendo num corpo que não é o seu.
    Isso é muito triste…
    Porém vc sabe como foi que isso aconteceu: vc comeu além do que devia e ficou cada vez mais sedentária.
    E agora, reverter esse quadro tb está em suas mãos: comer menos do que gostaria e se exercitar mais.
    Mas eu estou acostumada a comer tudo que tenho vontade e em quantidades que me satisfaçam. Então como vai ser? Comer tudo e continuar gorda ou deixar de lado e voltar para meu corpo?
    Decidi q voltar para meu corpo era mais importante q o alimento.
    Alias, estou aprendendo a ver o alimento como ele é: apenas alimento para o corpo, para as funções vitais e não para minha alma.
    Sempre comi por emoções: tristeza, alegria, tédio, tudo é motivo para acabar em comida.
    Estou alterando esse padrão mas para isso resolvi atacar meu PROBLEMA por todos os ângulos: Tomo fitoterápicos que ajudam meu organismo funcionar melhor, tomo floral que me ajuda a ter mais força de vontade, tomos chás e água com limão, canela e gengibre para aumentar meu metabolismo, faço sessões de auto hipnose, comprei aparelhos de simulação de caminhada e elíptico e faço diariamente, busquei eliminar frituras (comprei uma air fryer), inclui mais frutas em minha dieta onde antes existiam doces….
    Com essas medidas consegui sair dos 99kg para 87kg.
    Depois descobri o livro Pense Magro e comecei a seguir as lições com afinco e consegui chegar aos 82kg.
    E agora minha meta é sair da casa dos 80kg…
    Vamos que vamos querida!!!
    Bjoks s2,

    Manô

    [Responder]

  • Patty

    Em 24.09.2014

    Eu entendo a frustração, Juh! Mas cê sabe que eu to torcendo por você né? VAMO QUE VAMO! Eu ainda to procrastinando aqui -_-

    [Responder]

  • Tamires Fernanda

    Em 24.09.2014

    Oi Juh, é só ter um pouco de paciência viu, eu comecei uma dieta faz um 1 ano e o resultado chegou com 6 meses depois, e eu tinha emagrecido 10kg. Então é só ter paciência e não morrer de fome tá… rsrs

    Abçs e boa sorte :)

    [Responder]

  • Gikura Viey

    Em 24.09.2014

    ja ate imagino um tnato que isso foi importante pra vc!
    Primeira parabens ! Segundo vc demais !
    Espero que consiga perde mais e mais !

    [Responder]